quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Vegetarianismo e veganismo

São mais diferentes do que se pensa.

Vegetariano: Não se ALIMENTA com nenhum de tipo de produto animal, e há diferentes níveis:
Ovolactovegetarianismo: Composta por alimentos de origem vegetal, ovos, leite e derivados deles. Nesta dieta só há a exclusão de qualquer tipo de carne da alimentação.
Lactovegetarianismo: Composta por alimentos de origem vegetal, leite e seus derivados. Os que a seguem não comem ovos nem qualquer tipo de carne. Essa é a dieta tradicional da população indiana
Ovovegetarianismo: Composta apenas por alimentos de origem vegetal e ovos, havendo a exclusão dos produtos lácteos e seus derivados e de carne.
Vegetarianismo semiestrito: Exclui quase todos os alimentos de origem animal, menos o mel.
Vegetarianismo estrito ou vegetarianismo verdadeiro, é uma dieta que exclui todos os produtos de origem animal. excluindo carne, ovos, laticínios, mel, etc., retirando da dieta todos os produtos de origem animal.
Informação acima tive ajuda da Wikipédia.

"Veganismo significa os princípios pelos quais o Ser Humano viva sem explorar os animais. É a prática e busca ao fim do uso de animais pelo homem para alimentação, apropriação, trabalho, caça, vivisseção, confinamento e todos os outros usos que envolvam exploração da vida animal pelo homem. O vegano procura abolir qualquer prática que explore animais, zelando pela preservação da liberdade e integridade animal, no exercício da não violência, a busca por alternativas aos mais diversos produtos, o não consumismo, entre outras práticas. Veganos boicotam qualquer produto de origem animal (alimentar ou não), além de produtos que tenham sido testados em animais ou que incluam qualquer forma possível de exploração animal nos seus ingredientes ou processos de manufatura. Ou seja, não utilizam produtos de beleza, de higiene pessoal, de limpeza, remédios, etc. que não estejam isentos de crueldade.
Preferem usar os termos "animais não humanos" ou "seres sencientes", em vez de "irracionais".
É muito importante diferenciar a ideologia vegana da dieta vegetariana. Veganismo não é dieta. É um conjunto de práticas focadas nos Direitos Animais que, por consequência, adota uma alimentação estritamente vegetariana. Entende-se que os animais têm o direito de não serem usados como propriedade, e que o veganismo é a base ética para levar a sério esse direito, pelo mínimo de respeito a eles."Idem, copiada da Wikipédia

Atualmente além de não me alimentar de carnes, não tomar leite e evitar ao máximo seus derivados e diminuí muito meu consumo de ovos, ando olhando muito as composições do que compro, roupa e claro maquiagem.
Há marcas queimadíssimas no mercado como a Mary Kay e Avon, e outras que já são melhores vistas como a Natura, e busco constantemente informação sobre as empresas, acredito que o mercado esta bem melhor para os veganos, no supermercado outro dia vi um sorvete de uma marca de produtos alimentícios veganos a Tofutti, é o olho da cara, mas algum dia irei criar coragem e gastar uns reaizinhos nele!

Eu particularmente acho chato ficar martelando para os não vegetarianos ou veganos o que acontece com os animais, e afins, eu acredito que o convencimento é mais fácil pelo caminho suave até porque quando a gente fica martelando insistentemente um assunto na cabeça de alguém estas pessoas começam a ficar com raiva do assunto.

Porém tenho fé que o mundo caminha para melhor, até porque o consumo de produtos provindos de animais são super insustentáveis.
Começando pelo fato de utilizar mais de 15.000 litros de água para produzir um quilo de carne é absurdo, e o Brasil é um dos maiores exportadores de carne do mundo e com certeza não adiciona o valor deste tanto de água que é gasta por que se não seria inviável o a venda de carne pelo seu alto custo.
A criação de animais para diferentes fins é altíssimo e desnecessário mesmo que seja para testes, porque não utilizam pessoas para testar substancias? Afinal Indústria do câncer já faz isso há muito tempo.

2 comentários:

  1. Olá, como vai? Procure saber mais sobre a Natura, não confie tanto no que dizem - a mídia e suas vendedoras - todos, muito interessados em veicular sua propaganda enganosa.

    ResponderExcluir