quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Lisina da depressão

É só falar que não como carne que eles me perguntam:
-Mas e aí, e a proteína?
Pois é, eles não sabem que alimentos vegetais também têm proteína e não só a carne...!
- Ah mais a proteína vegetal não e tão completa quanto à proteína animal...
Claro que é siiimm, afinal proteínas são formadas por aminoácidos, e aminoácidos são os mesmos nas proteínas animais e vegetais, lisina é lisina tanto seja provinda de animal ou vegetal, metionina é metionina, etc...
Expliqueichom...
Para produzir uma proteína são necessários 20 aminoácidos, e o corpo é capaz de construir muitos destes aminoácidos a través de outros, porém existem aminoácidos que são os chamados essenciais que não são produzidos pelo corpo humano E DEVEM ser ingeridos como, por exemplo, treonina, leucina, metionina, valina, fenilalanina, isoleucina, triptofano, e lisina.
Como consegui-los? Combinando LEGUMINOSAS E CEREAIS!!!!
Problema?
A utilização dos aminoácidos de modo geral, é limitada pela quantidade ingerida de aminoácidos essenciais, ou seja, se a alimentação contém somente um pouco de leucina, por exemplo, os demais aminoácidos serão utilizados somente na proporção de leucina disponível e o restante será transformado em outras substâncias não proteicas como gordura e açúcar (maravilha né).
Para a correta utilização de todos é necessário então fazer combinações corretas, por exemplo, arroz e feijão.
Arroz contém poucas quantidades de alguns aminoácidos que são encontrados em boas quantidades no feijão, e no feijão há pouca quantidade dos aminoácidos que estão em maior quantidade no arroz...  (difícil essa combinação no Brasil né)... Então esta união é perfeita!
Acabei de ler um artigo sobre proteína na alimentação vegana, achei muito interessante neste Guia da proteína


Beijos protéicos para vcs!

Nenhum comentário:

Postar um comentário