sexta-feira, 21 de março de 2014

Começando o No Poo anonimamente!

Porque anonimamente?
Para que todo mundo não tenha uma visão tendenciosa sobre meu cabelo, quero que elas digam o que estão achando realmente(caso digam), eu tenho 2 tias cabeleireiras, e elas sempre dão pitaco no meu cabelo e sempre estão com as novidades de produtos na ponta da língua!
Claro que terei que fugir das mãos delas o que não vai ser tão difícil já que moram em outra cidade! :)
Fora que o povo fica chamando a gente de louco quando faz essas coisas mas se der certo, porque continuar com o uso de shampoo?

"No poo"

É o termo usado quando se deixa de usar shampoos comerciais para lavar cabelo.

Historia segundo a Wikipedia (texto baseado)
Os primeiros shampoos sintéticos foram introduzidos na década de 1930, e a lavagem diária se tornou recorrente nos os EUA na década de 1970 e 1980. Os defensores do " no  poo" acreditam que shampoo remove os óleos naturais (sebo) produzidos pelo o couro cabeludo e o cabelo produz mais oleosidade para compensar, necessitando assim mais lavagens.
De acordo com alguns dermatologistas, uma redução gradual no uso shampoo faz com que as glândulas sebáceas produzir a um ritmo mais lento, resultando em menos óleo no couro cabeludo e cabelo.

Razões
Fora o efeito aditivo, as pessoas adotam "no poo " por muitas razões, mas uma das razões é a preocupação com o efeito dos ingredientes normalmente encontrados em produtos comerciais para o cabelo.
O shampoo normalmente contém aditivos químicos como o lauril sulfato de sódio, há preocupações sobre esses produtos químicos, que podem irritar a pele de pessoas sensíveis (ou de qualquer um, se não cuidadosamente lavados) que também seriam a razão do ressecamento dos cabelos.
Em um trabalho um grupo de trabalho ambiental de Washington, DC, comparou os ingredientes de produtos de cuidados pessoais e descobriu que a maioria dos shampoos tem pelo menos um produto químico preocupantemente toxico(embora a indústria, alega que os essas substâncias são seguras nas concentrações utilizadas) 
São indicados como produtos perigosos:
  • Fragrâncias ( os ingredientes que formam os perfumes não são divulgados )
  • Parabenos ( ligada à desregulação endócrina e neuro toxicidade)
  • DMDM hidantoína (alergia)
  • 1,4-dioxano (que a Agência de Proteção Ambiental tem rotulado como um provável carcinógeno humano ). Alguns shampoos também incluem derivados de silicone (como a dimeticona ), que é utilizado para cobrir o cabelo.
Em 2013, o FDA anunciou uma revisão de triclosan , contida em xampus e sabonetes antibacterianos o qual foi acusado de alterar os níveis de hormonais em animais e também foi acusado de contribuir para a resistência aos antibióticos já que como não mata todas as bactérias, temos aí uma "seleção natural" forçada deixando as mais fortes sem concorrência.

Poluição
Redução de dejetos, os shampoos e outros produtos de beleza são fontes de poluição, seus recipientes são a maioria de plástico, o que contribui produção de dejetos. 
Além dos próprios shampoos conterem poluentes químicos que nem sempre são processados ​​por tratamento de resíduos, especialmente nos países do 3º mundo, um estudo mostra que o fungicida presente em xampus anti- caspa está presente na água do meio ambiente em concentrações elevadas, o que pode ter efeitos negativos sobre as algas e plantas.

Economia 
O custo é também uma razão algumas pessoas decidem usar a técnica do " Não poo " em vez de produtos para o cabelo comercial.

Aplicação
A forma mais pura de adoção "Não poo" é usar apenas água para lavar o cabelo, no entanto, existem outras abordagens possíveis.
A que eu utilizarei é a  lavagem usando o bicarbonato de sódio dissolvido, seguido por um enxague de vinagre(de maçã).
Também mel e vários óleos (tais como óleo de coco ) pode ser utilizado (ainda não experimentei).

Estarei descrevendo aqui minha "odisseia"!

Nenhum comentário:

Postar um comentário