sexta-feira, 4 de julho de 2014

Pãezinhos vegan e sem glúten - pães de beijos alegres



Eu me acostumei a fazer pães de beijo, aquele pão de queijo que não leva queijo, e hoje decidi fazer uma inovação, a receita original leva mandioquinha e eu decidi utilizar cenoura e beterraba para fazer algo mais alegre e nutritivo!
Somente mudei a mandioquinha, geralmente utilizo três mandioquinhas médias, hoje fiz 3 receitas, uma com cenoura e outra com beterraba.

A receita que eu faço é esta:

  • 1 e 1/2 xícara de polvilho azedo
  • 1/2 xícara de polvilho doce
  • 3 mandioquinhas medias (hoje fiz a variação ou 3 cenouras e 2 beterrabas)
  • 1 xícara de água quente
  • 1/4 xícara de azeite
  • 1 colher de chá de sal marinho
  • Ervas de Provence, ou Finas (secas)

Modo de fazer:
Cozinhe o legume, no caso da mandioquinha e cenoura passe pela peneira, no caso da beterraba eu precisei passar no mix, porque peneira não deu certo mesmo!
Eu costumo cozinhar tudo no vapor, até a beterraba,(a beterraba demora um bocado, é ate necessário reabastecer o reservatório da panela, mas cada um cozinhe do jeito que mais lhe acomode), depois deixe na geladeira para gelar.
Enquanto gela, coloque os ingredientes secos em uma tigela grande.
Coloque para ferver o óleo e ervas, quando levantar fervura escalde o polvilho.
Finalmente misture o legume, caso fique mole a massa com o legume o que é possível com a cenoura e beterraba coloque mais polvilho doce, não é necessário escaldar esse excedente, fica bom igual, e pronto, faça bolinhas, são congeláveis, assim que da pra fazer um bocado e ir assando conforme necessidade.
É um pão muito levinho, o de beterraba tem um saborzinho bem chegado na beterraba, na próxima vou ver se uso um pouquinho menos de beterraba.
Mas ficaram lindos e cresceram bastante!

Expectativa(passar na peneira)

Massa pronta do pão de beterrada
fica linda!
Realidade, usar o mix.
Antes de assar
Depois de assar

Nenhum comentário:

Postar um comentário