quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Alternativa para utilizar os resíduos dos "leites vegetais"

Quando a gente faz "leite de vegetais" sobram resíduos e sempre se fala que da pra fazer bolos, pães e afins, só que como eu não estava a fim de fazer nada do tipo, decidi fazer uma coisa diferente, botei meu lado artesã para funcionar.

Eu anteriormente havia me aventurado a fazer uns sabonetes artesanais e tinha ainda um quilo de base vegetal para sabonete e também tinha resíduo de avelã e não fazia ideia do que fazer para comê-lo.

Decidi então misturar os dois, e foi uma das melhores decisões, já que esta base estava guardada porque não sabia como utilizar, anteriormente havia misturado com óleos vegetais para fazer um sabonete hidratante, porém ela não se comportou muito bem com os óleos e ficou um tanto quanto mole e com pouca durabilidade, mas com o resido da avelã ficou perfeita, e com um toque de sabonete esfoliante e é ótimo porque não têm conservantes!

Aqui mando a receita do que fiz, para dar uma ajuda caso você caro leitor (a) quiser fazer:
- Resíduo de uma xícara de avelã (antes do processamento, depois não calculei)
- 1 Kg de base vegetal
- Se quiser colocar algum aroma pode colocar.

Em uma panela de cerâmica, ou uma tigela grande de vidro, derreta a base em banho Maria tendo cuidado para não ferver, acrescente o resíduo de avelã e misture bem, se quiser fazer isso em outra bacia para facilitar o manejo pode fazer, porém é necessário deixar a avelã já pronta na bacia porque a base se solidifica rápido então o processo não pode demorar muito.

Coloque em uma forma protegida por um plástico (pode ser PVC, Filme Stretch, celofane), só não faça como eu que coloquei em uma forma redonda e cortei como pizza!!!

Se fizer muito, os que ainda não tiver em uso, guarde na geladeira, apesar de sabonete ter grande durabilidade, não possui conservantes e contem material de alto valor biológico, então, é melhor ter um cuidado maior!


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário